terça-feira, 25 de novembro de 2008

Preconceito Religioso


O preconceito religioso surgiu há muito tempo, antes do nascimento de Jesus e está presente em quase todas as partes do mundo.

Hoje, a questão religiosa é uma das principais fontes de conflitos entre os povos. Um grande exemplo são territórios em conflito como Iraque, Afeganistão, Irlanda do Norte, Iugoslávia, dentre outros.

No Brasil o principal exemplo do preconceito religioso são entre católicos e evangélicos que alem de não “aceitar” as religiões dos outros tentam induzir as pessoas a mudar de opinião a por meio de criticas.Mas também acontece com as outras religiões, devido a grande variedade étnica que possui o país tem diversas religiões,doutrinas e rituais diferentes.
O preconceito contra pessoas de outras religiões, é muitas vezes herdado dos pais, que por meio de comentários e até mesmo piadas acabam incentivando as crianças que por ainda não terem uma opinião formada assimilam a idéia de descriminação dos pais.

Para combater o preconceito religioso, não bastam apenas discursos revolucionários de respeito ao próximo, é preciso incentivar a inclusão social, e evitar que as crianças presenciem formas de descriminação e comentários maldosos sobre religiões diferentes, vindos de pais, parentes, TV, etc., não se deve criticar ou tentar comparar outras religiões, pois esse é um dos principais motivos de conflitos (pessoas tentam convencer as outras que sua religião é correta e a do outro é errada.).Ou seja a melhor forma de combater preconceito religioso é o respeito com as religiões em geral.


Os principais conflitos religiosos são:
Católicos e Protestantes – Brasil
Judeus e Mulçumanos – Israel
Católicos e Protestantes - Irlanda do Norte

Um comentário:

msvvidal disse...

obrigada,ajudou muito